As últimas sobre o portal mais ou menos de todos os tempos! E também sobre o mundo das séries CH.

15 April 2006

ATUALIZÔÔÔÔ! E VAI ROLAR A FESTA
A edição de 29 vídeos institucionais de 2 minutos pela qual eu cheguei a voltar as 4 da manhã pra casa me deu uma pholga hoje e eu aproveitei para botar algumas coisas em dia.
A seção "Detalhes" foi adequada ao novo visual do site, e teve alguns problemas técnicos corrigidos, além de novos detalhes e da estréia da datação segundo a "Tabela Reniet" (de Reniet Ramirez e Omar Dávila Moyano, construída com a ajuda de fãs que viram os episódios na época e com base em informações muito mais precisas, como copyright de episódios do Chapolin, que sempre trouxe essa informação desde o começo. Muito embora o Brasil conheça episódios que não estão nessa tabela, como "Aula de Canto"! Ó, só pra gente começar a aprender: Quico saiu no final de 1978, e o episódio de Acapulco é de 1977 (porquê o episódio do Chapolin foi exibido em 1977, mas o do Chaves não, foi exibido só em 1979!)
Entre 1973 e 1975 a qualidade da imagem passa por enormes variações, pelo visto a Televisa fazia um mega-rodízio de câmeras e nem sempre o programa Chespirito era gravado com as melhores. Mas isso é normal: basta acompanhar programas brasileiros que mostram gols de todas as épocas (lembrem-se, futebol é gravado com câmeras EFP, "grandes"), já vi imagens excelentes de 1973 e péssimas de 1990 no mesmo programa.
Ou seja, qualidade não é um fator determinante na datação dos programas.

Vai dar uma trabalheira desgraçada, mas ainda quero adotar a tabela Reniet na maior seção do site, que é a lista de episódios.

Ah, tem detalhes novos: no episódio em que a Chiquinha conta como era um filme de terror pro Chaves, quando Chaves sai da casa da Dona Florinda com a caixa de madeira, a casa está totalmente às escuras!! Brrr!
E ainda: conheça qual é a maior gafe da história do programa - se bem que acho que você não vai achar facilmente, então lá vai: em um esquete de 1973 (tabela Reniet), Chespirito é um garçom atrapalhado ao extremo, que quebra tudo, e sobrou até para o cenário, porquê ao derrubar um móvel pesado, Chespirito acaba quebrando a parede do cenário!!! Eu vi esse esquete no primeiro EFUCH de São Paulo, era um VCD, vendido com certeza na seção de compra e venda no FUCH.

Além disso, se você mora da América Central pra cima, nos ajude a solucionar o mistério das limonadas mexicanas. Porquê raios Quico bebia um líquido vermelho [rojo] e o chamava de limonada?! Isso também aconteceu na novela Carrossel.
Afinal, o que é isso? É suco de jamaica [água de jamaica] ou é outra coisa? Porquê de limão aquilo não é mesmo!! Quem souber, escribenos!!!

Tinha que ser o Chaves você encontra em http://igorcbarros3.t35.com. Valeu, gente!

No comments: